Aula 9
Nome: GLAUBER ANDRADE DE HOLANDA
Sistemas de informação gerenciais:
Seção Interativa: Organizações - Horário flexível: Bom ou ruim para os empregados?
Perguntas sobre o estudo de caso:
1. Qual é o dilema ético enfrentado pelo Walmart nesse estudo de caso? Os associados da rede também enfrentam algum dilema ético? Caso afirmativo, que dilema é esse?
O Walmart enfrenta o dilema ético de delegar a uma ferramenta, a decisão de definir os horários de trabalho de seus colaboradores. O que se torna bastante perigoso, pois existem várias questões envolvidas ao se determinar a jornada de um empregado. Os associados enfrentam o dilema de ter que aceitar tal decisão, temendo perder o emprego que possuem.
2. Quais princípios éticos se aplicam ao caso? Justifique.
“Faça com os outros aquilo que quer que façam com você”. O princípio ético do respeito mútuo está envolvido neste caso.
3. Quais os efeitos potenciais do agendamento computadorizado sobre a motivação dos empregados? Quais as consequências desses efeitos para o Walmart?
Os potenciais efeitos são negativos para a motivação dos empregados. Eles passam a sentir a falta da flexibilidade por parte do Walmart e uma maior vigilância no seu trabalho. As consequências para o Walmart é o impacto direto na qualidade de seus serviços prestados aos clientes.
4. Para quais tipos de empregado o horário de trabalho flexível pode ser um benefício?
Justifique.
Para empregados em posições de confiança. Como gerentes, supervisores e etc. Por possuírem trabalhos de natureza gerencial, não existe a necessidade de estarem 100% do tempo na empresa.