Pauta 1
Data: 08/04/2015
Editoria: Educação
Retranca: Educação especial
Dados conhecidos:
A Síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre no cromossomo 21 e acarreta manifestações que variam de uma pessoa para a outra, porém o potencial e a capacidade devem ser incentivados para que tenham uma vida plena com todos os direitos garantidos, como o trabalho.
A Apae de Matão (SP) realiza um projeto de educação especial que visa a inclusão de alunos no mercado de trabalho, com aulas que desenvolvem as habilidades básicas e de gestão. Atualmente 65 alunos estão atuando em empresas conveniadas da cidade, como Lojas Pernambucanas, Supermercado Palomax, Lupo e Predilecta Alimentos.
"A escola oferece um currículo adaptado onde são desenvolvidas posturas adequadas de trabalho e execução dos mesmos. As vagas são levantadas e oportunizadas por algumas empresas da cidade e região através de parcerias estabelecidas. Em seguida são avaliadas, testadas as aptidões e habilidades e depois selecionamos os alunos" explica o diretor da Apae, Luiz Fernando Zuin.
"Exercer uma atividade é essencial para o homem, uma vez que a produtividade está atrelada à valorização da pessoa e transforma seu mundo. O trabalho situa o aluno no complexo mundo das relações sociais e estrutura seu mundo psíquico, desenvolve e amplia suas capacidades, produtividade, desenvolve sua criatividade e resgata sua autoestima", complementa a Coordenadora Pedagógica Maria Aparecida de Lima.
As famílias participam, acompanham, orientam e autorizam o processo para que as dificuldades sejam minimizadas e elaboradas de forma positiva, sendo esse apoio essencial na inclusão do aluno.
"Durante o período de execução do projeto podemos concluir que a família apresenta o papel protagonista diante da inclusão e que os resultados dependem do apoio oferecido por elas. Sendo assim, uma família estruturada e presente reduz a rotatividade no trabalho" afirma a Terapeuta