portf lio
Curso: Pedagogia
Matrícula: 1100619 Pólo: Jaú
Natureza da Educação e Filosofia da Educação
Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, jan. / jun. 2013.
O trabalho da autora é baseado em análises de citações de grandes Filósofos que referem-se à reflexão sobre a Natureza da Educação com o olhar voltado para a Filosofia da Educação.
A autora aborda o assunto Filosofia da Educação desde o seu surgimento no fim do século XIX, embora se considere que a Educação tenha surgido entre os povos primitivos considerando seus rituais de iniciação praticados pelo homem que naquela época tinham sua eficácia. A autora aborda ainda que a Filosofia tem em sua própria natureza lidar com problemas universais, enquanto a Educação concilia o universal ao particular. A Filosofia da Educação tem como tarefa básica definir a natureza do saber pedagógico.
A autora finaliza considerando que o tempo e a história provocam o pensar interminável sobre a Natureza da Educação, que não é um objeto ou uma informação de fácil acesso e sim um campo privilegiado para que o educador busque e descubra essa identidade na complexidade da Filosofia da Educação.
A Natureza da Educação é um educar sereno, sem ser um aprender por obrigação e sim por querer aprender, ser exemplo e educar com amor, não é simplesmente passar a informação e sim despertar a sede de conhecimento, a vontade de entender sobre determinado assunto.
A Filosofia da Educação é a reflexão sobre os sistemas de ensino e compreensão das relações entre o processo educativo e o funcionamento do mesmo na sociedade, é sempre buscar melhorias neste processo, para que se possa preparar o educando para a vida.