AULA 8 1
Ligações Intermoleculares Alunos: Júlia Vieitas, Joana Agostini, Yasmin Haddad, Maria Eduarda Lobão, Pedro Pedrote, Pedro Santos, Luísa Rodrigues.
Colégio Interativo
Introdução
As ligações intermoleculares são forças que mantém as moléculas unidas umas com as outras. À exceção dos plasmas e dos gases nobres, toda a matéria é composta de átomos combinados em moléculas. As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula próxima. As forças de atração que possuem uma molécula individual em conjunto (por exemplo, as ligações covalentes) são conhecidos como as atrações intermoleculares. Essas forças são divididas em:
Força dipolo-dipolo, entre moléculas polares. Moléculas polares se atraem quando o lado positivo de uma molécula está próximo do lado negativo de outra. Essas forças dipolo-dipolo são efetivas tão-somente quando moléculas polares estão muito próximas, sendo elas geralmente mais fracas que as forças íon-dipolo.
Ligação de hidrogênio, interações dipolo-dipolo, ocorre quando há ligação de moléculas contendo átomos de hidrogênio(H) como átomos de F, O ou N.
Íon-dipolo, entre o íon e a molécula polar.
Dispersão de London, entre as moléculas apolares.
Dipolo induzido, entre molécula apolar + molécula polar.
Objetivo
Observar a sublimação do iodo e discutir sobre suas interações intermoleculares.
Materiais
Béquer, Bico de Bunsen, Gelo, Iodo, Tripé, Espátula, Tela de Amianto, Vidro de relógio, Isqueiro.
Procedimentos
1. Colocar alguns cristais de Iodo em um béquer;
2. Cobri-lo com um vidro de relógio;
3. Colocar algumas pedras de gelo em cima do vidro de relógio;
4. Aquecer ligeiramente e observar;
5. Anotar as observações;
6. Após a realização do experimento higienize as vidrarias utilizadas e descarte os reagentes em seus devidos locais
Resultado Avaliação do fenômeno de sublimação
Adicionou-ser alguns cristais de iodo em um béquer, o béquer foi aquecido, após alguns segundos notou-se formação de gases de cor