AULAS DO AVA TICA DE 1 A 8
Da Antiguidade à Contemporaneidade
Da Antiguidade para nossa Contemporaneidade, o significado de ética percorreu e, ainda percorre, uma longa trajetória, alimentando acaloradas discussões entre filósofos, políticos, empresários, professores e todos os tipos de estudiosos.
Para nos ajudar a compreender os caminhos pelos quais o conceito de ética ainda percorre, vamos nos embasar nas explicações dadas pelo Prof. Clóvis de Barros Filho durante uma aula aberta sobre ética em dezembro de 2013.
Saiba Mais
Discutir Ética – Aula aberta com o professor e filósofo Clóvis de Barros Filho
Nesta aula, o Prof. Clóvis de Barros Filho fala aos alunos grevistas da ECA. A discussão gira em torno do caráter dialético da ética, isto é, da necessidade de conversarmos e, juntos, chegarmos às regras de nossa convivência.
BARROS FILHO, Clóvis. Discutir Ética (Aula aberta). 2013. Duração: 1:28:27. Disponível em:http://goo.gl/lTY8Sg. Disponível também em: http://goo.gl/fQRvgP. Acesso em: 13 out. 2014
Nessa aula, Barros Filho explica que os gregos consideravam o mundo algo finito e ordenado. Davam-lhe o nome de Cosmos. Segundo suas crenças, cada indivíduo nascia com uma função predeterminada que se encaixava perfeitamente no funcionamento desse Cosmos. As pessoas que prezavam pelas boas condutas eram aquelas que se dedicavam a desenvolver seus talentos natos, integrando-se às engrenagens perfeitas desse Cosmos ordenado.
Em contrapartida a essa visão grega, a modernidade e as descobertas científicas trouxeram novas informações que acabaram levando a humanidade a constatar que, na verdade, o ser humano não nascia para cumprir uma missão cósmica, e sim nascia porque as leis da natureza levam à procriação das espécies.
Com essa constatação, o homem mudou sua forma de pensar: apesar de não nascermos por causa de todo um planejamento cósmico, temos de praticar condutas que nos levem a conviver uns com os outros da melhor maneira possível. Assim, a procura por boas condutas continua.