AULA 7
Pensar numa proposta didática para a criança de 6 anos no Ensino Fundamental implica mudança no processo educativo (aspectos pragmáticos, metodológicos e conteúdo)
Não é possível permanecer utilizando a proposta da Educação Infantil e nem a proposta da 1ª série. Deve-se selecionar o que é "relevante" como conteúdo, considerando a idade e o desenvolvimento da criança de 6 anos. Estes devem ser pautados em uma teoria.
Na proposta deste livro, a teoria que embasa as sugestões de estratégias, procedimentos pedagógicos e atitudes do professor são embasados na teoria construtivista. Ressalta-se que cada uma das ações deve refletir coerentemente os pressupostos da teoria.
Princípios pedagógicos conhecimento se adquire por um processo de construção (sendo assim, os métodos diretos de ensino não são eficazes pois não contribuem para criança descobrir ou reinventar o conhecimento); construção do conhecimento – ação sobre os objetos (mas nunca é puramente cognitiva, pois a afetividade, os interesses e os valores interferem nesse processo); paralelismo entre o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social
As atividades devem:
- ser elaboradas para provocar perturbações e conflitos cognitivos (problemas e desafios);
- propiciar atividades reais e trocas sociais que possibilitem a conquista da lógica operatória intervenção do professor: fazer a criança refletir sobre as próprias conclusões e até duvidar delas.
Ressalta-se que o sucesso destes princípios pedagógicos depende, principalmente da intervencão do professor que cria situações propícias para favorecer o desenvolvimento da criança.
O trabalho pedagógico O professor deve ter clareza dos objetivos os quais pretende atingir. Não deve induzir às respostas certas ou oferecer respostas 'prontas'. Mas deve preparar situações que ajudem a criança a reformular o pensamento quando a resposta for errada; e contra-argumentar quando a resposta estiver correta para verificar até que