AULA 6 FOR A E ENERGIA
Sistema de partículas
Centro de massa
Quantidade de Movimento
Impulso ( força constante )
Teorema do Impulso
Exercícios
Sistema de partículas
Centro de massa : é um ponto onde teoricamente se concentra toda a massa do corpo, é também um ponto onde ocorre o equilíbrio das forças.
Mesmo quando um corpo gira ou vibra, existe um ponto nesse corpo, chamado centro de massa, que se desloca da mesma maneira que se deslocaria uma única partícula, com a massa deste corpo e sujeita ao mesmo sistema de forças que ele. Ainda que o sistema não seja um corpo rígido mas um conjunto de partículas, pode ser definido para ele um centro de massa.
Sistema de partículas
EXERCÍCIOS
1) Três partículas de massas m1 = 1,2 kg, m2, = 2,5 kg e m3, = 3,4 kg formam um triângulo equilátero cujos lados medem a = 140 cm. Onde esta o centro de massa deste sistema de três partículas?
2) Um sistema é constituído por três partículas localizadas nos vértices de um triângulo-retângulo, como mostra a Figura. Achar o centro de massa do sistema.
3) Determine as coordenadas do centro de massa da placa homogênea de espessura constante, cujas dimensões estão indicadas na figura.
RESOLUÇÃO
1)
RESOLUÇÃO
2)
RESOLUÇÃO
3)
QUANTIDADE DE MOVMENTO ( Q )
IMPULSO ( I )
( FORÇA CONSANTE )
TEOREMA DO IMPULSO
EXERCÍCIOS
1) Quanto tempo deve agir uma força de intensidade 100N sobre um corpo de massa igual a 20kg, para que sua velocidade passe de 5m/s para 15m/s?
2) Um carrinho de massa igual a 5 kg desloca-se numa linha reta. Num dado instante sua velocidade vale 10 m/s, a partir do qual se aplica uma força constante igual a 20 N, no mesmo sentido da velocidade. Determine: a) O valor do impulso aplicado pela força, após um intervalo de 15 s; b) O módulo da velocidade da partícula após o referido intervalo de tempo.
3) Uma partícula de massa 3,0kg parte do repouso e descreve uma trajetória retilínea com aceleração escalar constante. Após um intervalo de tempo de 10s, a partícula se