AED Elaine 1 1
Departamento de Matemática e Física
Química Aplicada
Corrosão
Goiânia 2015
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Paulo Henrique Rodrigues Ramalho
Irlane Lucas de Souza
Jefferson Rosa de Jesus
Brunna Mikaella
Gabriel Anadinho
Corrosão
Profª:Elaine Reed
Goiânia 2015
1.Definição
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas. A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade e estética. Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção sendo, portanto a prevenção e controle as melhores forma de evitar problemas.
2.Tipos de corrosão
O processo de corrosão pode acontecer de várias formas, como por exemplo:
2.1. Corrosão uniforme
Mais comum e facilmente controlável, consiste em uma camada visível de óxido de ferro pouco aderente que se forma em toda a extensão do perfil. É caracterizada pela perda uniforme de massa e consequente diminuição da secção transversal da peça. Esse tipo de corrosão ocorre devido à exposição direta do aço carbono a um ambiente agressivo e à falta de um sistema protetor. Comumente, o sistema protetor pode se romper durante o transporte ou manuseio da peça, devendo ser rapidamente reparado, antes que ocorra a formação de pilhas de ação local ou aeração diferencial.
2.2. Corrosão Galvânica
Esse tipo de corrosão ocorre devido à formação de uma pilha eletrolítica quando utilizados metais diferentes. As peças metálicas podem se comportar como eletrodos e promover os efeitos químicos de oxidação e redução. É fácil encontrar esse tipo de contato em construções. A galvanização de parafusos, porcas e arruelas;