Aula 4 E 5
A aula 4, fala da coerência, sabemos que todo texto precisa de coerencia para que possamos entende-lo, e existem as suas modalides: Semânticas, dando o sentido ao texto. Sintática, dando forma a estrutura linguistica. Estilística, fala do emprego de uma variedade de língua adequada, que deve ser mantida do início ao fim de um texto para garantir a coerência é quando temos as variações da linguagem e a Pragmática refere-se ao texto visto como uma sequência de atos de fala. Os textos, orais ou escritos, são exemplos dessas sequências.
A aula 5 fala dos diferentes tipos de texto que podemos ter, como texto narrativo onde se conta um fato, fictício ou não, com tempo e lugar, envolvendo personagens. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercadas de narrações desde que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano, são exemplos contos, fabulas etc...
Temos os textos descritivos, um texto em que se faz um retrato escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. utilizamos mais o adjetivo, podemos até descrever sensações ou sentimentos. É fazer uma descrição do objeto ou do personagem que estamos falando.
Temos os texto dissertativos, dissertação é um texto que observa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer um pouco de reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações, o tempo explorado é o presente é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência e, por último, sua conclusão.
O que aprendi com as poucas dissertações que fiz é que a objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso