Aulas 4 e 5
OPERACIONAL
Prof. Eduardo H. S. Oliveira
Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell (interpretador de comandos). A maioria dos interpretadores de comando atuais é implementada como interfaces de texto que habilitam o usuário a emitir comandos por meio de um teclado, ou como GUIs que permitem que o usuário 'aponte-e-clique' e 'arraste-e-solte' ícones para requisitar serviços do sistema operacional.
O software que contém os componentes centrais do sistema operacional chama-se núcleo (kernel). Entre os componentes centrais do sistema operacional estão:
Prof. Eduardo H. S. Oliveira
• escalonador de processo, que determina quando e por quanto tempo um processo é executado em um processador.
• gerenciador de memória, que determina quando e como a memória é alocada aos processos e o que fazer quando a memória principal estiver cheia.
• gerenciador de E/S, que atende às solicitações de entrada/saída para dispositivos de hardware respectivamente.
• gerenciador de comunicação interprocessos (IPC), que permite que os processos se comuniquem uns com os outros.
• gerenciador de sistema de arquivos, que organiza coleções nomeadas de dados em dispositivos de armazenamento e fornece uma interface para acessar os dados nesses dispositivos. Prof. Eduardo H. S. Oliveira
Quase todos os sistemas operacionais suportam um ambiente de multiprogramação no qual várias aplicações podem ser executadas concorrentemente. Uma das responsabilidades mais fundamentais de um sistema operacional é determinar qual processador executa um processo e durante quanto tempo esse processo é executado.
Um programa pode conter diversos elementos que compartilhem dados e que possam ser executados concorrentemente. Por exemplo, um navegador Web pode conter componentes isolados para ler a HTML de uma página
Web,