AULA 3
PROJETO GRÁFICO
UTILIZAÇÕES DE TIPOLOGIA, ESTÉTICA
E LEGIBILIDADE
AULA 3
1
TIPOLOGIA
A tipografia tem como objetivo básico comunicar uma informação por meio de letra impressa. O termo foi empregado pelos chineses desde o século XI, até a invenção da imprensa propriamente dita, no século XV, por volta de
1441, através de Gutenberg, quando teve a feliz ideia de substituir as tábuas xilográficas por tipos móveis com caracteres gravados em madeira. 2
3
4
5
As letras, os números e os sinais de pontuação são chamados de caracteres e cada um deles representa o que nós conhecemos por tipo, palavra que deu origem ao termo tipografia.
As letras maiúsculas são chamadas de versais ou caixa alta e as minúsculas de caixa baixa ou nãoversais.
6
As duas terminologias, caixa alta e caixa baixa, foram instituídas por convenção, porque antigamente os tipógrafos tinham como hábito guardar as matrizes dos tipos em compartimentos (caixas) de madeira ou ferro, num cavalete.
7
8
9
Nas partes superiores eram colocados os tipos de letra maiúscula;
Nas inferiores, os tipos de letra minúscula, passando a partir dai a serem identificados como tipos de caixa alta e caixa baixa.
10
O termo fonte é empregado num alfabeto completo com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, todos com um mesmo tipo de desenho.
11
12
O agrupamento de todos os tamanhos dos caracteres, reunindo a variação de estilos de um desenho de tipo (romanos, itálicos, negritos, largos, condensados e outros), recebe o nome de família de tipos gráficos.
13
14
CLASSIFICAÇÃO DAS
FONTES TIPOGRÁFICAS
As Fontes Tipográficas, ou simplesmente fontes, ou tipos, são classificadas segundo suas principais características, as Serifas.
Na tipografia, as Serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras.
Temos como exemplo mais comuns a fonte
Times New Roman.
15
16
CLASSIFICAÇÃO DAS
FONTES TIPOGRÁFICAS
Porém, ainda temos