Aula 3 Campo Eletrico 1
Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste. Esta carga é semelhante a uma carga real, exceto em um aspecto: por definição, ela não exerce força em outras cargas; portanto, não perturba as cargas das vizinhanças. Em situações práticas, uma carga de prova pode ser aproximada por uma carga de intensidade desprezível.
Campo Elétrico: Dizemos que existe um campo elétrico em um ponto qualquer do espaço quando uma carga de prova, se colocada no ponto, sofre a ação de uma força elétrica. O sentido do campo elétrico naquele ponto é o mesmo da força que age sobre uma carga de prova positiva colocada no ponto.
Linhas de Campo: As Linhas de campo elétrico podem ser usadas para esboçar os campos elétricos. Em cada ponto a linha de campo tem a mesma direção e sentido do campo elétrico naquele ponto. Onde as linhas são mais densas o campo elétrico é mais intenso. As linhas de campo saem das cargas positivas e chegam às cargas negativas. Veja figuras:
Outras linhas de Campo Elétrico são mostradas abaixo:
Linhas de campo próximas a duas cargas positivas.
Linhas de campo próximas de uma superfície plana:
O Campo Elétrico
Em analogia com o campo gravitacional, definimos o campo elétrico E associado a um certo conjunto de cargas, em termos da força exercida sobre uma carga de prova positiva q0, ou seja:
F
E
q0
Unidade: No Sistema Internacional o campo elétrico é medido em
Newton/Coulomb ( N/C). Uma outra unidade é o Volt/metro
(V/m).
A direção e o sentido do vetor campo elétrico são idênticos aos do vetor F, pois q0 é positiva.
Campo Elétrico Produzido Por Uma Carga Puntiforme:
1 |Q|
|Q|
E
k
4 d 2 d2 Esta equação nos fornece a intensidade do campo elétrico a uma distância d da carga puntiforme.
O campo elétrico resultante em um ponto qualquer, produzido por várias cargas, é obtido fazendo-se, a soma vetorial dos campos produzidos pelas cargas individuais,