Aula 17 O Homem Ap S A Queda
5- O HOMEM DEPOIS DA QUEDA E O INÍCIO DA CIVILIZAÇÃO
5.1 Como ficou o homem depois da queda?
a) O homem separado de Deus pelo pecado; Deus quer restaurar o homem.
Vimos que o homem morreu espiritualmente, separou-se de Deus. Também vimos que morte não é extinção, não é parar de existir, morte é separação. Desde que você nasceu, nunca mais você vai parar de existir, de ter consciência de que você é você e de saber onde você está. Com a entrada do pecado o homem morreu espiritualmente e a morte física entrou na raça humana; a morte física não significa que tudo se acaba. O corpo é enterrado, mas a alma (o ego, a mente, a vontade, a emoção, a manifestação da pessoa), junto com o espírito, saem do corpo, separam-se do corpo, vão para algum lugar e permanecem ali conscientes.
Quando um homem morre fisicamente, sua alma e seu espírito ficam ausentes do corpo físico, mas há um corpo espiritual, um corpo imaterial e consciente.
Lucas 16:19~31; o homem após a morte, plenamente consciente. Esta é a descrição das pessoas que morriam antes de Jesus Cristo morrer e ressuscitar; é o próprio Jesus contando, somente Ele poderia contar isso. Notem o V.31: para voltar, um morto tem que ressuscitar, invalidando assim o contato de homens com “espíritos” de antepassados. O homem, que era espiritual, era guiado por Deus. Com a entrada do pecado, tornou-se o que a Bíblia define de homem natural, ou seja, o homem comandado por sua alma. A alma em trevas, guiando o homem, significa morte em seus pensamentos. O homem com raciocínio morto, sem o comando do espírito, a Bíblia diz que seus pensamentos são maus. Gênesis 6:5; pensamentos maus continuamente.
Salmos 94:11; os pensamentos do homem são vaidade
(vãos).
Isaías 59:7; pensamentos de iniqüidade.
Também a emoção do homem foi contaminada com o pecado. O homem chegou e chega ao ponto de odiar a Deus que o criou e que sustenta todas as coisas todos os dias.
Hebreus 1:3;
Jesus sustenta todas as coisas pela palavra
do