aula 14
Discriminatória, dando mais oportunidade aos que mais tem poder (comodidade de transporte, professores particulares, bibliotecas equipadas, tecnologia, etc.), enquanto os que têm que lutar pela sua sobrevivência se deparam com problemas diários e ainda têm de enfrentar a precariedade das escolas públicas e a locomoção até elas.
b. Como se pode perceber as diferenças entre as classes sociais segundo as escolas apresentadas?
Nas classes mais altas, os alunos tem mais acompanhamento tanto familiar quanto profissional, mais recursos, acessibilidade à tecnologia e as chances de não serem reprovados são bem maiores devido aos professores particulares. Já os estudantes de classes baixas, não dispõem das mesmas vantagens.
c. Com quais dilemas você se identifica, com o da classe rica ou da classe pobre?
Apesar de não estar inserida na classe rica, me deparo com os dilemas dela, pois tive o privilégio de frequentar escola pública de boa qualidade e cursar o ensino médio em escola particular.
d. A situação apresentada no vídeo se mantém nos dias atuais, depois de passados 9 anos?
Em partes, pois para os mais privilegiados que frequentam escolas particulares continuam podendo usufruir todos os benefícios que o dinheiro pode oferecer na medida da evolução tecnológica. Já os menos afortunados, continuam tendo que fazer inúmeros esforços para se destacarem tanto na educação quanto no profissional, apesar de muitas escolas públicas terem dado pequenas evoluções.
e. Baseado no documentário, você enquanto estudante Universitário alimenta quais expectativas na realização e alcance de seus sonhos. Em suma o que representa o ingresso e a conclusão de um curso superior, logo ali adiante, na construção de um país mais democrático e participativo?
Acredito que um curso superior faça sim a diferença na vida de um indivíduo, tendo ele que se esforçar constantemente para alcançar tanto o ingresso quanto a conclusão do