Aula 12 Ferramentas De Auditoria
Softwares, de uso em ambiente batch, que podem processar, simular, analisar amostras, gerar dados estatísticos, sumarizar, apontar duplicidade e outras funções que o auditor desejar.
Conceito:
Softwares desenvolvidos especificamente para executarem certas tarefas numa circunstância definida.
Vantagens:
• Pode atender sistemas ou transações não contempladas por softwares generalistas.
• O auditor, quando consegue desenvolver softwares específicos numa área muito complexa, pode utilizar isso como vantagem competitiva.
Ferramentas Especializadas de Auditoria
Ferramentas Generalistas de Auditoria de
Tecnologia da Informação
Desvantagens:
• Pode ser muito caro, pois terá uso limitado e normalmente restrito a determinado cliente.
• Atualização pode ser complicada devido a falta de recursos que acompanhem as novas tecnologias.
Ferramentas de Auditoria
Conceito:
Softwares utilitários para executar funções muito comuns de processamento, como ordenar um arquivo, concatenar textos, sumarizar, gerar relatórios. Pode ser um EXCEL, ou recursos de bancos de dados como o SQL, etc.
Vantagem:
• Pode ser utilizado como alternativa na ausência de outros recursos.
Desvantagem:
• Sempre necessitará do auxílio do funcionário da empresa auditada para operar a ferramenta (no caso de ferramentas complexas, como bancos de dados).
Exemplos:
ACL (Audit Command Language): é um software de extração e análise de dados desenvolvido no Canadá.
IDEA (Interactiva Data Extraction & Analysis): é um software para extração e análise de dados também desenvolvido no Canadá.
Audimation: é a versão norte-americana do IDEA, da Caseware-IDEA, que desenvolve consultoria e dá suporte para o produto.
Galileo: software integrado de gestão de auditoria. Inclui gestão de riscos de auditoria, documentação e emissão de relatórios para auditoria interna.
Pentana: software de planejamento estratégico de auditoria, com planejamento e monitoramento de recursos, controle de horas, registro de checklists e