Aula 12 02 15 O Paradigma Na Orienta O A Objetos
Até a década de 70 a programação era estruturada, a reutilização de código era feita apenas por meio da copia de blocos de programa.
O paradigma da orientação a objeto implementou dentre outras técnicas a herança, o polimorfismo e encapsulamento de dados.
A) Herança: é a característica da O.O. (Orientação a Objetos) responsável pela definição de uma super. Classe, com os atributos é métodos principais e posteriormente a definição de subclasses (classes filhas) implementando as modificações nas classes.
Na Herança temos dois tipos principais de classe:
Classe Base: A classe que concede às características a outra classe.
Classe Derivada: A classe que herda as características da classe base.
B) Polimorfismo: Característica da O.O., responsável pela definição de métodos com comportamentos diferentes porem com mesmo nome.
O polimorfismo, grosso modo, é modificar um método de uma superclasse e fazer com que, mesmo com o nome de função similar, ele se comporte de uma maneira diferente, discriminada na subclasse.
Para fazer o polimorfismo no Action Script, basta inserir, antes da função que será "reescrita", a palavra reservada override.
Exemplo de polimorfismo
Superclasse Mamifero(Mamifero.as): package { public class Mamifero { public var fala:String = new String(); public function falar():String { fala = "Olá, sou o método da SUPERCLASSE"; return fala; } } }
Sublcasse Homem(Homem.as): package { public class Homem extends Mamifero { '''override''' public function falar():String { fala = "Já eu sou o método da SUBCLASSE re-escrito"; return fala; } }
}
Quando instanciar Homem e chamar a função falar, ele irá retornar "Já eu sou o método da SUBCLASSE re-escrito", e não a mensagem da classe Mamifero.
C) Encapsulamento: Na programação o.o. Muitas vezes há a necessidade de