Log Stica Reversa Rascunho
1. Conceito
A logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo, em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.
2. Empresas envolvidas
Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes serão obrigados a manter uma estrutura para coletar embalagens e produtos após o uso.
Os setores de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes (que contêm vapor de sódio ou mercúrio) e produtos eletroeletrônicos (e seus componentes) devem implantar essa coleta. A proposta permite ainda que essa exigência seja estendida a outros setores, como embalagens plásticas, metálicas e de vidro.
3. Empresas Reconhecidas pela atuação ambiental
Algumas empresas que se destacam na reciclagem de e – lixo
Philips
Dell
Nokia
HP
Microsoft
4. Impacto Social
4.1 Empresas de reciclagem
O que foi mais notável: a atitude de empreendedores no ramo de reciclagem do e-lixo que viram a oportunidade de obter três características importantes no mercado de hoje que são:
A visibilidade do negócio como ambientalmente correto.
Empresas recicladoras que são necessárias no mundo industrializado.
A capacidade de transformar um problema em solução.
Ocorre o aumento de empregos, havendo diminuição de metais prejudiciais expostos, além da reutilização de materiais.
4.2 Empresas Multinacionais
As multinacionais garantem sua participação e maior presença na sociedade, criando programas de reciclagem. Diferente do que suas concorrentes fazem, a Nokia criou um projeto onde é possível haver a devolução de e – lixo como: aparelhos, baterias e acessórios de qualquer marca, essa parceria é conjunta com o Grupo Pão de Açúcar. A empresa possui o INdT (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento independente e sem fins lucrativos) da