AULA 11 As luzes da raz o
Também denominado ilustração, foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Antigo Regime Mas o que era o antigo regime, tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
1. Absolutismo: prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
2. Mercantilismo: prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.
3. Sociedade Estamental: condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
4. Igreja Católica: a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos socioeconômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.
Filósofos iluministas: John Locke
Locke foi um filósofo inglês
Criou a obra “Dois tratados sobre o Governo”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
É considerado o pai do liberalismo político moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado.
Defende a Monarquia Parlamentar
As ideias republicanas, constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das ideias liberais.
Adam Smith (Escócia, 1723-1790)
“Pai” do liberalismo econômico.
Não intervenção do Estado na economia.
Livre concorrência, lei da oferta e da procura, divisão do trabalho.
Riqueza = trabalho.
Fisiocracia (França, século XVIII):
Versão francesa do liberalismo econômico.
Significado da palavra fisiocracia = “o poder