IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA HANSENIASE
405 palavras
2 páginas
INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURAFACULDADE DE FISIOTERAPIA
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA E ÉTICA
A importância da Fisioterapia no controle da hanseníase
Aluno: Jeovani Lemes da Silva
Professor: Igor Luiz Nunes Silva
Cuiabá – MT
2015
JEOVANI LEMES DA SILVA
A importância da Fisioterapia no controle da hanseníase
Trabalho de conclusão de semestre apresentado ao Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura - ICEC, na disciplina de História da Fisioterapia e Ética ministrada pelo professor Igor Luiz Nunes Silva.
Cuiabá – MT
2015
Sumário
A importância da Fisioterapia no controle da hanseníase 4
Referências 5
A importância da Fisioterapia no controle da hanseníase
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria e foi descoberta em 1873. É uma doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um fisioterapeuta para cada 1000 habitantes.
“Com isso os municípios podem reduzir custos de internação, reabilitação, medicação e, consequentemente, promover ações de saúde preventiva e de qualidade de vida. O Brasil precisa, urgentemente, mudar o paradigma da Saúde, salientando a importância da adoção de um caráter multi e interprofissional, ao contrário do modelo atual, que visa apenas à ampliação de uma categoria.”
O tratamento de uma pessoa que está com hanseníase, não pode ser resumido numa simples caça à bactéria, isso será apenas uma dedetização. O SUS tem um grande desafio em relação à hanseníase: aumentar ao máximo a capacidade da rede para diagnosticar, tratar a doença e os quadros reacionais em tempo de evitar sequelas graves. Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são imprescindíveis para realizarem a prevenção de incapacidades (PI), cuja abordagem é escassa em nosso país, porém muito