Aula 1
Aula 1
Descrição x Prescrição
De acordo com o livro de linguística I, o linguista enquanto cientista irá se preocupar com a norma descritiva, que ao invés de recomendar uma norma de comportamento, ele irá descrever as nuances em que a língua se dá em diversos locais, sem nomear oque é certo ou errado, o papel do linguista é apenas registrar e estudar essas mudanças.
2)
a) Bem, o ensino de português em nosso país parte do princípio de que você precisa “falar bem”, ter um vocabulário extenso e apropriado. Por isso, podemos dizer com certeza que o ensino é prescritivo.
b) O interesse do linguista está no estudo das mudanças em que a lingua se dá em diferentes locais, no estudo dessas variações e tentar explicar o porquê.
3)
a) O texto (a) traz um exemplo prescritivo da norma, onde ele traz o solecismo como ferimento à norma culta da língua. Ainda traz posteriormente o erro e a forma correta de se escrever ou(e) falar.
b) Em (b), o que se nota, de imediato, é uma descrição e explicação sobre um tema caro na história da nossa língua, qual seja, a colo-cação de pronomes. Estes podem comparecer antes do verbo (em que se tem a próclise) e depois dos verbos (ênclise). Vir antes ou depois do verbo, de acordo com o autor, decorre de três diferentes fatores: sintático, prosódico e sociocomunicativo. Observe-se aí que não há um julgamento de valor; não há prescrição a um ou outro uso. Por exemplo, o autor, ao dizer que formas átonas o, a, os, as não ocorrem em início de frase, não está prescrevendo um uso, mas observando que estas formas não comparecem em “uso corrente mais espontâneo”.
c) O elemento (c) é o único que se diferencia dos textos restantes, já que ele descreve o uso “topicalizado”, sem ao menos dizer oque é correto ou errado.
4) A Ciência linguistíca procura através de fatos analisar e descrever porque ocorre tal forma de se falar, novamente dizendo, ao invés de prescrever o correto.
Atividade final
a) “A Linguística é uma