AULA 1
Logística é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente, a custo correto, o transporte, movimentação e armazenagem de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usuários e clientes.
A LOGÍSTICA permite uma eficiência no controle e melhor integração dentre as diversas atividades das organizações.
Produzir, estocar e trocar objetos e mercadorias se misturam na cronologia da sociedade humana
O sentido que se dá à administração de materiais é na conjunção das atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a substituir as diversas atribuições. A finalidade da Administração de Materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. Estas atividades vão desde o circuito de reabastecimento, incluindo compras, o recebimento e armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
A ocasião influencia no tamanho dos estoques.
Desse modo, preencher antecipadamente ocasiona, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Por outro lado, a cautela excessiva após o momento poderá levar à falta ou quantidade além do tamanho ideal do lote de compras de material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. O conceito mais atual de administração de materiais pertence ao sistema integrado, por constituir o funcionamento pleno da organização, na ocasião do tempo, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
Conceito de suprimentos
Extração de matéria prima > transformação em mercadoria > usuário final
Suprimentos compreendem a todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de