Aula 1
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina de Química Orgânica Experimental.
Aula prática 01
Prof. Leonardo Ramos Paes de Lima. Grupo de trabalho: Helena Brito Dias
Igor Ferreira Fioravante
Lara Gomes Mendes
Letícia Reggiane de Carvalho
Mariana Araújo Pedroni
CORONEL FABRICIANO - MG
AGOSTO DE 2014
1 – INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento da síntese orgânica foi possível obter resultados significativos no decorrer dos anos. O processo de extração com solventes é bastante utilizado para a purificação e separação de substancias. Operação bastante comum nos laboratórios, à extração consiste em extrair uma substância orgânica de uma solução aquosa usando um solvente orgânico que não se misture com a água, nesse caso o éter dietílico.
A extração pode ser feita de duas maneiras: simples e múltipla. Através de experimentos é possível identificar que em geral, a múltipla se torna mais eficiente de forma que são realizadas várias vezes por um volume menor de solvente, ao contrário da simples, realizada apenas uma vez em funil de separação com um grande volume de solvente.
2 – MATERIAIS E MÉTODOS
No preparo de uma solução aquosa de ácido propiônico fez-se o uso de um balão volumétrico de 50 mL onde foi acrescentado com uma pipeta de 2 mL, cerca de 1 mL de ácido propiônico e em seguida completou-se o volume com água destilada, agitando até completar a sua homogeneização. Logo após foi feito um ambiente nos materiais que iriam ser utilizados, nesse caso o béquer e a pipeta, para retirar as possíveis impurezas presentes em tais, de modo que foi pipetado uma alíquota de 10 mL da solução preparada que em seguida foi transferida para um erlenmeyer de 250 mL acrescentada por 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína .
No processo de titulação,