AULA 1 A Ess ncia do Problema Econ mico
Prof. Esp. Flávio Santos
Ao darmos uma rápida observada na situação econômica mundial iremos verificar que os países, antes de mais nada, não possuem características comuns. Cada um se defronta com diversas questões de natureza econômica como desemprego, inflação, déficit publico, variação na sua taxa de cambio, carga tributaria, taxa de juros, distribuição da renda etc.
Prof. Esp. Flávio Santos
Conforme salientam Passos e Nogami (2005,
p. 3) “na realidade, os princípios e as praticas econômicas tem, ao longo do tempo, moldado o cotidiano dos cidadãos e, por conseguinte, da sociedade”. Nos dias de hoje, mais do que nunca, o conhecimento sobre assuntos econômicos se faz necessário, pois a maior parte dos complexos problemas das sociedades modernas, como a globalização ou a questão ambiental, entre outros, esta atrelada a problemas de natureza econômica.
Prof. Esp. Flávio Santos
Qualquer sociedade, independentemente da forma como ela esteja organizada
(economia de mercado, economia planificada centralmente, economia mista), deve de alguma maneira, enfrentar três problemas econômicos fundamentais e interdependentes: Prof. Esp. Flávio Santos
Quais (o que) as mercadorias que deverão ser produzidas e em que quantidades?
Ou seja, qual a quantidade e quais os bens e serviços alternativos que serão produzidos? Automóveis ou alimentos?
Alimentos ou roupas? Mais alimentos e menos roupas, ou vice-versa?
Prof. Esp. Flávio Santos
Como deverão ser produzidos os bens?
Em outras palavras, por quem e com que recursos produtivos, e com que tecnologia eles serão produzidos? Produção em grande ou pequena escala?
Prof. Esp. Flávio Santos
Para quem deverão ser produzidos os bens? Isto e, quem ira usufruir e obter o beneficio dos bens e serviços oferecidos? Ou de outra forma, como será distribuído o total da produção entre os mais diferentes indivíduos?
Esses são, portanto, os três problemas fundamentais e comuns a todas as economias, mas