Aula 1 Portugues
Os grandes campos de estudo da gramática da Língua Portuguesa são:
Fonética e Fonologia(nível dos sons) Estudo e investigação dos fonemas (unidade de som com significado) , trata-se da composição e articulação dos sons da língua em si, essa ciência busca classificar e compreender fonemas do português. Exemplo: /pata/ e /gata/, podemos dizer q o som /pã/ e o som /gã/ são fonemas do português pois entre as palavras citadas a única mudança é a troca do som /p/ para /g/ e como resultado temos uma diferença de significado.
(Nota: essa matéria não caí muito nos concurso por isso ficamos por aqui mesmo, apenas para ter uma noção do que se trata, focaremos mais em morfologia, sintaxe e semântica)
Morfologia: é a ciência que busca explicar e entender as palavras, desde sua formação até sua composição, mas se foca especificamente na palavra como unidade de significado em si, não se preocupa muito com a função dela diante de outras palavras. Por exemplo: Melão, fazendo uma analise morfológica eu sei que se trata de um substantivo masculino singular. Se eu disser, O melão caiu no chão.
Analisarei palavra por palavra, O = artigo definido masculino. Melão= ao já dito acima. Caiu= verbo no particípio singular. No= preposição. Chão= substantivo masculino singular.
Mais adiante explicarei os conceitos da Morfologia.
Sintaxe: é a ciência da construção frasal em si. Se antes estávamos no nível da palavra (morfologia) agora estamos no nível da sentença. Portanto nela analisaremos a função das palavras na frase, ou até a função das orações num texto. Por exemplo na frase usada
O melão caiu no chão.
O melão é o agente que pratica a ação de cair, portanto ele é o sujeito da oração. Caiu é um verbo que atinge indiretamente o objeto (chão) então é um verbo transitivo indireto. E no chão é o objeto indireto da frase. Recapitularemos isso nas próximas aulas
Semântica: é a ciência que investiga o significado em si,já não está muito preocupada