Aula 1 Guerra Mundial
-Unificação Italiana e Alemã: Novos países poderosos na Europa ameaçando poder de França e Inglaterra e uma nova relação política entre as principais nações europeias.
- Fim da Guerra Franco Prussiana: sentimento revanchista francês contra Alemanha (unificação alemã foi concluída com uma derrota humilhante da França)
- Oposição entre Inglaterra e Alemanha: Alemanha que era potencia militar terrestre, investe na marinha para dominações coloniais, Inglaterra que era considerada potência marinha se sente ameaçada. Além disso, Alemanha cresce industrialmente, mais ameaças aos mercados Ingleses.
- havia grande tensão e um pequeno fato poderia ser motivo para uma guerra.
-Alemanha e França disputam região do Marrocos, por fim Alemanha reconhece domínio francês sobre a região, levando à um sentimento de ressentimento alemão contra França.
- Agressiva atitude colonialista alemã era vista como ameaça aos interesses de França e Inglaterra, que aliadas à Russia, criam a Tríplice Entente, como forma de protegerem-se.
-Alemanha, Áustria-Hungria e Turquia, que formavam a Tríplice Aliança
-O período compreendido entre 1871 e 1914 foi definido por alguns historiadores como um momento de "Paz Armada".
-Forte nacionalismo. As potências, de modo geral, cultivavam um discurso e uma mentalidade baseados em suas glórias militares, no poder bélico e na supremacia nacional.
-Ao mesmo tempo, ocorre uma expansão da indústria bélica e um desenvolvimento tecnológico que aumenta a eficácia das máquinas de guerra.
-Estopim (fato que levou ao estouro da guerra): No período entre 1905 e 1914, ocorreram vários incidentes diplomáticos, que contribuíram para abalar a relação entre os países europeus, culminando com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, possível herdeiro do Império Austro-húngaro. Isso ocorreu em Sarajevo, capital da Bósnia, teve como autor um ativista sérvio, Gravilo Princip. Gerou uma crise entre a Áustria-Hungria e a Sérvia, que levou a