Aula 1 Disserta O
Dissertação
A dissertação é um Texto de exposição de idéias, de argumentação. Não é um texto descritivo, nem narrativo. Em um texto dissertativo não se descreve cenas, paisagens, pessoas e lugares. Muito menos se conta uma historia. O objetivo do texto dissertativo é expor nossas idéias, argumentar sobre algum assunto, mostrar para alguém o que achamos de determinado assunto.
É de imensa importância para o um bom texto dissertativo, que além de escrevermos corretamente, saibamos argumentar, e claro, precisamos conhecer bem o assunto de que estamos falando.
Vamos às regras para uma boa dissertação:
Linguagem: é formal, logo, obedece às normas gramaticais. Dessa forma, empregos de expressões coloquiais, ou seja, da oralidade e gírias estão excluídas. Em outras palavras, não devemos utilizar gírias, palavras vulgares ou grosseiras.
É importante ser claro e objetivo. Expressões: É comum lermos em redações dissertativas.: “eu acho”, “na minha opinião”, “de acordo com que penso a esse respeito”. No entanto, essas colocações são redundantes, pois é um texto que mostra o ponto de vista do autor em relação a um fato. Então, é redundante usar tais expressões, mesmo porque se deve manter a terceira pessoa do discurso. Por exemplo:
É sabido/ É conhecido /No Brasil /Atualmente /Sabemos que.
A Estrutura do texto Dissertativo
São três as partes básicas de uma redação: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Isso necessariamente não quer dizer que uma dissertação tenha que ter três parágrafos.
Na Introdução de texto dissertativo encontramos a delimitação de um tema. Normalmente nessa parte da dissertação somente apresentação o tema da qual vamos falar. É na introdução que o leitor entende qual será o assunto da dissertação.
Podemos até apresentar nossas idéias aqui, mas sem desenvolvê-las, sem explica-las. Todo argumento apresentado aqui será discutido no desenvolvimento.
O ideal é que a introdução seja apenas de um parágrafo (não