Aula 3 Senso Comum
Senso Comum
Quando uma criança nasce, vamos ensinando desde muito cedo coisas diversas para que ela cresça e saiba viver tranquilamente. Muitas destas informações que são passadas de gerações para gerações chamamos de senso comum, porque são informações que aprendemos sem nos dar conta e sem querermos e sem nenhuma comprovação científica a respeito.
Senso Comum é um saber que se adquiri com a vivência e não precisa de conclusões científicas, mas é muito útil para guiar o homem na sua vida.
Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a busca da ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. É um conhecimento racional, que apura os fatos para chegar a uma "conclusão exata" da questão muitas vezes já concluída pelo senso Comum.
O senso comum baseia-se nos sentidos, crenças, tradições, acredita no que vê ou sente, é fruto das experiências do quotidiano, ou naquilo que se tornou evidente através da evolução da ciência. O conhecimento cientifico por sua vez, procura através do raciocínio objetivo, assente na faculdade racional do ser humano e em métodos experimentais, a comprovação daquilo que os sentidos nos mostram.
Pode-se dizer que o conhecimento vulgar ou popular, latu sensu, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato directo com as coisas e os seres humanos: "é o saber que preenche a nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem haver refletido sobre algo" O conhecimento popular caracteriza-se por ser predominantemente:
- superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: se expressa por frases como "porque o vi", "porque o senti", "porque o disseram", "porque toda a gente o diz";
O Senso Comum tem fatores positivos e negativos. Se por um lado congrega