Aula 1 Biografia Freud
ORIGENS
Nasceu às 18:30 do dia 6 de maio de 1856 em Freiberg, na
Moravia. O bisavô paterno de
Freud chamava-se Efraim Freud e seu avô, Schlomo Freud.
CASA DE FREUD EM VIENA/ LONDRES
Atualmente MUSEU DE FREUD
Seu pai, Jakob Freud, era comerciante, ligado principalmente a negócios de venda de lã. Casou-se duas vezes. Do primeiro casamento que aconteceu quando tinha a idade de dezessete anos, houve dois filho: Emmanuel e Philipp. Com a idade de quarenta anos, casou-se com Amalie Nathansohn em Viena, com a qual teve os demais filhos.
O pai de Freud era ligeiramente mais alto que os filho, era de gênio alegre, amado de todos os de sua família. Freud observou que era uma réplica do pai, fisicamente, e, em certa medida mentalmente. Na época de seu segundo casamento,
Jakob já era avô.
S. Freud e os filhos Ernest, pai de Lucian (Esquerda) e Martin (direita)
O pequeno Sigmund
Freud, portanto nasceu já com a qualidade de tio, um dos muitos paradoxos que a sua jovem sensibilidade tinha de enfrentar.
Sua mãe casara-se com menos de vinte anos e aos vinte e um teve seu primeiro filho, Sigmund Freud, e subseqüentemente, cinco filhas e dois filhos; tinha personalidade viva, gostava de se divertir nas rodas de amigos com jogos de cartas, em horas em que a maioria das senhoras mais idosas já se encontravam recolhidas ao leito.
Faleceu com 95 anos de idade e tinha uma relação próxima com Sigmund
Freud.
De seu pai, Freud herdou o senso de humor, seu agudo pessimismo quanto às vicissitudes da vida, seu hábito de ilustrar uma questão moral através de uma anedota judaica, o seu liberalismo e a sua atitude de livre pensador e, talvez, a concentrada afeição à sua mulher.
De sua mãe herdou a sentimentalidade.
Embora
Freud tivesse cinco tios, o único a quem se refere nominalmente é o tio Josef.
Atributo heróico desde o nascimento: nasceu envolto em membrana amniótica, ocorrência que foi tomada como asseguradora de sua futura felicidade e fama. E quando certa