Aula 07
PROFESSOR ANTONIO VIANA MATIAS
Rio de Janeiro, 2011
AULA 7 – DESENHO DEPARTAMENTAL III
Nesta aula serão abordados os seguintes tipos de departamentalização: • por projetos; e
• Mista.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS
Segundo Chiavenato (2006, p. 246), “a organização na base de
Projetos envolve a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou vários projetos da empresa”. No arranjo de departamentalização por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias.
Oliveira (2004, p. 128/129) ressalva que “o gerente de projeto é responsável pela realização de todo o projeto ou de parte dele”.
É importante lembrar que projeto é um trabalho que tem data de inicio e término previamente definido e também resultados estabelecidos, em que são alocados e administrados os recursos, tudo isso sob a responsabilidade de um coordenador.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO Cury (2005, p. 250/251) destaca que esse tipo de estrutura advém da idéia do desenvolvimento de um projeto:
● Entendido como um grupo de atividades que têm, cada uma e em seu conjunto, uma duração estimável e finita, visando oferecer determinado produto.
● É possível considerar que projetos são meios pelos quais novos produtos/serviços são concebidos, desenvolvidos e colocados no mercado.
● Projeto é considerado um conjunto de elementos que permite avaliar, qualitativamente e quantitativamente, as vantagens ou desvantagens da aplicação de recursos para a produção de bens e serviços.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO
JUSTIFICATIVAS PARA ADOÇÃO DA ESTRUTURA POR
PROJETO
Os motivos pelas quais as empresas adotam a estrutura por projetos:
● Estão empenhadas em planejar e construir grandes plantas industriais; ● São dependentes das inovações dos produtos, dado que os fabricados se tornam obsoletos rapidamente;
● Os produtos/projetos são tecnicamente complexos, demandando um grande dose de trabalho de