Aula 05 06
O patrimônio de uma entidade é composto por seus bens, direitos e obrigações.
Por bens, entende-se que são coisas capazes de satisfazes as necessidades humanas e que podem ser mensurados economicamente. Os bens dividem-se em bens materiais (tangíveis) e imateriais (intangíveis).
Direitos são valores pertencentes à entidade, cuja posse estão com terceiros.
Obrigações são valores que estão em posse da entidade, mas que deverão ser repassados a terceiros em dada oportunidade.
Representação gráfica do patrimônio
Graficamente, o patrimônio de uma entidade é representado em forma de “T”. Onde os bens e direitos estão no lado esquerdo, e as obrigações, no lado direito.
PATRIMÔNIO
ATIVO
PASSIVO
Bens
Obrigações com terceiros
Direitos
Patrimônio Líquido
Observando a representação gráfica da entidade, chega-se à equação fundamental do patrimônio: ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Patrimônio Líquido
Patrimônio Líquido representa as obrigações da entidade para com os sócios. De acordo com a situação (e o período) da entidade, a situação líquida (patrimônio líquido) pode ser positivo, nulo ou negativo.
Contas de Compensação
No dia-a-dia da entidade, existirão bens que não compõem o patrimônio da entidade (ou seja, não se encaixam em bens, direitos ou obrigações) mas que estão de posse da entidade. Contratos de comodato e bens recebidos em consignação são os exemplos mais comuns de compensação. Por não compor o patrimônio da entidade, seu controle deve ser realizado a parte.
As contas de compensação devem ser equilibradas (no mesmo molde do patrimônio da entidade). As contas de compensação ATIVAS devem ser iguais às contas de compensação PASSIVAS.
ATIVIDADES
1) Diferencie bens tangíveis de bens intangíveis.
2) Relacione:
(A) ATIVO
(B) PASSIVO
(C) PATRIMÔNIO LÍQUIDO
( ) Computadores e Periféricos
( ) Duplicatas a Pagar
( ) Lucros e Resultados
( ) Dividendos a Pagar
( ) Caixa
( ) Banco Conta Movimento
( )