Aula 03 Cultura Brasileira
"Que os sentimentos provoquem os acontecimentos e não o contrário."
GODARD, Jean-Luc.
Referência de filmografia:
Acossado.
GODARD, Jean-Luc.
Plano de Ensino
1. Os pilares da cultura: Literatura & Religião.
2. Diversidade cultural: miscigenação e sincretismo.
Os lusos-europeus chegaram no brasil apoiados na Igreja Católica Apostólica Romana, juntamente com os Jesuítas, representados por Pe. José de Anchieta. Ele fazia parte da congregação Companhia de Jesus. Nasceu na África, nas Ilhas Canárias.
Veio ao Brasil junto com a coroa portuguesa e se relacionou com a matriz Tupi-Guarani, aqui presente. Se comunicou com milhões de índios através do Teatro. Primeiro multiespecializado em comunicação: filósofo, teólogo, comunicador e dramaturgo. Chegou aqui aos 18 anos e realizou os "Autos", um tipo de encenação presente no teatro.
Auto:
Encenação religiosa que se locomovia. Continha dramaturgia, poesia de cordel (cordéis portugueses), dança, música, fotografia, etc.
Pe. Anchieta fez mais de 20 autos, foram 11 os publicados e representados em Portugal.
Abaixo, uma lista com os 03 autos mais importantes e suas características.
1° auto: "Auto da Pregação Universal".
Pregar os valores do Cristianismo.
O auto foi realizado ao clarão da floresta, com as missas sendo celebradas em Latim. Atraía os indígenas pela curiosidade, pelo exotismo. Logo depois dessa encenação, repetia o auto em Português. Posteriormente ele aprendeu o Tupi-Guarani para passar as mensagens mais facilmente, isso ocorreu por volta de 1560.
Diferentemente da missa ou do culto, mensagens absorvidas indiretamente e sem interação, os Autos do Pe. Anchieta envolviam interações, assim ele conseguiu catequisar um grande número de indígenas.
2° auto: "Auto de São Lourenço":
Encenado a 1a vez em Niterói. (1574)
Lançar o santo para angariar devotos;
Botar na linha os brancos luso-europeus, aventureiros espanhóis e posteriormente as esposas que traíam