Aula 01
São vários os conceitos para algoritmo. Escolhemos alguns para serem apresentados aqui: “Um conjunto finito de regras que provê uma seqüência de operações para resolver um tipo de problema específico.”
[KNUTH]
“Seqüência ordenada, e não ambígua, de passos que levam à solução de um dado problema.”
[TREMBLAY]
“Processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, as regras formais para a obtenção do resultado ou da solução do problema.”
[AURÉLIO]
Um conjunto de instruções organizadas numa sequência lógica, que conduzem o interpretador a solucionar um determinado problema.
ÂNGELO STROLIGO PECLY
Resumindo, um algoritmo é uma interpretação, passo a passo, de um determinado problema do mundo real, estabelecendo todos os passos na busca de uma solução. Existem duas técnicas que se completam para melhor documentar o algoritmo:
Diagrama de Blocos: consiste em representar a seqüência de operações do algoritmo utilizando símbolos geométricos. Português Estruturado: consiste em transformar o diagrama de blocos numa forma narrativa, denominada pseudocódigo, muito próximo de uma linguagem computacional.
I.1.2 CARACTERÍSTICAS Todo algoritmo deve apresentar algumas características básicas: