Auditorias e certificacoes
Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos envolvidos na aplicação de auditorias e certificação. Sobre o primeiro, o foco recairá sobre as auditorias de qualidade, ressaltando as vantagens e desvantagens para toda a organização. No que diz respeito à certificação, serão apresentados os tipos de certificação, vantagens e validade.
2. DEFINIÇÃO DE AUDITORIA
Auditoria é uma avaliação cuidadosa que examina de forma sistemática e ordenada todos os métodos e procedimentos desenvolvidos em determinada empresa ou setor. Tem como objetivo verificar se o plano organizacional, estabelecido previamente, está sendo cumprido com eficácia dentro das normas e leis vigentes e se estão adequadas ao alcance dos objetivos.
Para isso, as informações geradas por tal exame devem ser oportunas e confiáveis, pois servirão como base para as decisões a serem tomadas pela alta administração, afim de obter melhorias sobre os pontos que necessitam. A confiança da direção de uma empresa, só dá através de uma verificação periódica da mesma.
A melhor forma de irradicar os problemas detectados é encontrando as suas causas reais para assim combatê-lo. As auditorias, por meio das não conformidades apontadas, incentivará a busca do que está gerando o problema e, a partir disso, propor ações corretivas.
Entretanto, a auditoria não tem apenas como objetivo apontar as não conformidades e atribuir responsabilidades. Em muitas organizações a implantação de um sistema de gestão da qualidade é feito de forma compulsória afim apenas de cumprir exigências de um determinado cliente ou alguma regulamentação, não existindo a busca pela eficácia.
3. TIPOS DE AUDITORIAS
As auditorias podem ser divididas em: auditoria interna e auditoria externa.
3.1. Auditoria Interna
Com a evolução das práticas comerciais e da interrelação entre as entidades, a administração passa a necessitar de alguém que lhe afirme que os controles e as rotinas de trabalho estão sendo habilmente