Semin Rio Eng
Engenharia de Produção
Turma B
“Certificações”
Nova Friburgo
2013
Luiz Felipe Cruz de Almeida
Luiz Felipe Teixeira
Luiz Otávio Bom
Malone Cunha Sanches
Pâmela Ramos Lopes
Pedro Henrique Da Silva Andrade
Thaís Blaut Ouverney
Thaís Velasco Ferreira
Thiago Galhardo de Araújo
Walter Silva Pereira
“Certificações”
Trabalho apresentado ao docente de Introdução à Engenharia de Produção José Renato Pessoa com requisito de obter aprovação parcial.
Nova Friburgo
2013
Sumário
Introdução 3
Desenvolvimento 5
União Mundial 5
Processo produtivo da União Mundial: 5
Loteria Esperança 10
Processo produtivo da Loteria Esperança: 10
Conclusão 12
Referências Bibliográficas 13
Certificações
Introdução
As certificações são as atividades realizadas por uma organização de terceira parte (organização independente) que tem fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade para atestar e declarar que um produto, serviço, pessoa ou sistema está em conformidade com os requisitos técnicos especificados. A certificação estabelece e quantifica os parâmetros que devem ser verificados.
Evolução do número de certificados no Brasil (Inmetro 2006)
Esta declaração coerente às exigências práticas é uma vantagem competitiva para as empresas, por comprovar a sua preocupação em oferecer o seu bem ao público, sem que fique com alguma defasagem em meio ao processo de produção, além de ser um fator de desenvolvimento para o país, pois referencia o crescimento da qualidade empresarial que tem como consequência o progresso econômico do território.
Desenvolvimento
É necessário, para que uma empresa se certifique que esta conheça as normas vigentes para tomar a decisão e preferencialmente conseguir apoio de consultoria, fazer formação de quadros e de todo o pessoal,