Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões artigo original
Rev. Col. Bras. Cir. vol.40 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2013
ARTIGO ORIGINAL Tumor sólido pseudopapilar do pâncreas: avaliação do perfil clínico, radiológico e cirúrgico
Leonardo Simão Coelho Guimarães – ASCBC-AMI; Ana Maria Sampaio de MeloII; Manoel Rios RuizII; Jucilana dos Santos VianaIII; Rubem Alves da Silva Junior – TCBC-AMIV
ISupervisor da residência de Cirurgia geral do Hospital Universitário Getúlio Vargas – Universidade Federal do Amazonas (HUGV-UFAM)
IIMédico cirurgião do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HUGV – UFAM
IIIAcadêmica de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
IVChefe da divisão de cirurgia do HUGV – UFAM
RESUMO
OBJETIVO: descrever perfil clínico-cirúrgico do tumor sólido pseudopapilar do pâncreas.
MÉTODOS: estudo observacional retrospectivo multi-institucional avaliando as características clínicas, radiológicas e cirúrgicas dos pacientes com diagnóstico de tumor sólido pseudopapilar do pâncreas submetidos a tratamento cirúrgico.
RESULTADOS: foram identificados oito pacientes em três hospitais no estado do Amazonas, sendo sete do sexo feminino, seis com menos de 30 anos. A neoplasia predominou na cabeça do pâncreas. Cinco pacientes foram submetidos à duodenopancreatectomia, um à enucleação, um à pancreatectomia corpocaudal e o último foi considerado irressecável.
CONCLUSÃO: o tumor sólido pseudopapilar do pâncreas predominou em pacientes jovens do sexo feminino, com localização predominante na cabeça do pâncreas.
Descritores: Avaliação. Pâncreas. Neoplasias. Neoplasias pancreáticas. Pancreatectomia.
INTRODUÇÃO
O tumor sólido pseudopapilar do pâncreas (TSPP) é uma neoplasia rara, tendo relatos cada vez mais frequentes desde sua primeira descrição como tumor cístico papilar em 1959 por Frantz1. É também conhecido como tumor de Hamoudi, tumor de Frantz, neoplasia sólida e cística, neoplasia papilar cística e neoplasia papilar epitelial2. Em 1996, a