AUDITORIA
AUDITORIA: NECESSIDADE OU INVESTIMENTO?
Trabalho da disciplina de Auditoria, MBA em Gestão Financeira e Controladoria, Unilasalle, Canoas RS.
Professor Paulo Moog Striebel
CANOAS
2014
AUDITORIA: NECESSIDADE OU INVESTIMENTO
RESUMO
O presente artigo almeja esboçar algumas das principais informações sobre auditoria e a importância dela para as empresas. Em seguida definir quais são os tipos de auditoria e como são aplicadas. Posteriormente o estudo procura mostrar que a auditoria é fundamental e necessária para atingimento dos objetivos propostos pela organização, mostrando que o investimento traz retornos positivos e de grande valia para evitar prejuízos ou fraudes que podem comprometer a saúde financeira da instituição.
Palavras Chaves: Auditoria; Interna e Externa; Necessidade; Investimento.
1 INTRODUÇÃO
O termo Auditoria vem do Latim Audire e quer dizer ouvir. Auditoria é uma avalição sistemática referente às atividades desenvolvidas em uma organização, normalmente setorizada, com intuito de averiguar e diagnosticar problemas no processo estabelecido, verificar se os mesmos foram implantados eficazmente. Maurício Motta define: “Auditoria é o exame científico e sistemático dos livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, com o propósito de determinar a integridade do sistema de controle interno contábil, das demonstrações financeiras, bem como os resultados das operações e assessorar a companhia no aprimoramento dos controles internos, contábeis e administrativos.” (MOTTA, João Maurício, 1988, p.15).
2 AUDITORIA EXTERNA E INTERNA
A auditoria pode ser Externa ou Interna. A auditoria Externa é realizada por empresas especializadas, sem vínculo empregatício com a auditada e abrange várias áreas de gestão: qualidade, financeira, recursos humanos, contábil, jurídica, ambiental, etc. O auditor externo busca irregularidades através de evidências. Nunca pode afirmar na sua totalidade uma