Auditoria
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AUDITORIA: O USO DESTA PRÁTICA NO FUNCIONAMENTO DAS GRANDES EMPRESAS
JOÃO PESSOA
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6 2 OBJETIVOS 7 2.1 Objetivo Geral 7 2.2 Objetivos Específicos 7 3 REFERÊNCIAL TEÓRICO.......................................................................................8 3.1 Auditoria 8 3.1.1 Auditoria Interna 8 3.1.2 Auditoria Externa 9 4 Metodologia 10 4.1 Tipo de Pesquisade 10 5 Cronograma 11 6 Referências 12
1 INTRODUÇÃO Atualmente, a falta de continuidade de grandes e pequenas empresas levou ao fortalecimento da legislação em favor de mais rigorosas fiscalizações dos registros financeiros. Existem alguns tipos de serviços que servem para auxiliar na continuidade da funcionalidade das empresas uma delas é a auditoria. Diretores de empresas e profissionais de organizações sem fins lucrativos podem ser obrigados a se submeterem a uma auditoria, mas eles têm o direito de requerer informação sobre auditores. O serviço de uma auditoria não precisa ser uma experiência estressante onde os empregados se sentem incomodados em relação a um estranho que possui um nível desconhecido de experiência em sua área de trabalho. Com base neste estudo apresentaremos conceitos, experiências e comentários sobre os diversos tipos de auditoria e qual seria o mais útil e de melhor custo beneficio. Sabendo que a utilização de algum tipo de auditoria poderá acarretar um impacto na rotina da empresa e poderá ter também um alto custo faz surgir à seguinte questão: É valida a utilização deste artifício para a continuidade de uma empresa?
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
O custo-benefício e a viabilidade da prática da auditoria nas grandes empresas. 2.2 Específicos A escolha do tipo de Auditoria a ser utilizado pela empresa.
O planejamento dos custos