Auditoria
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
AUDITORIA NAS OBRIGAÇÕES DE TERCEIROS – ANALISE DA CONTA DE FORNECEDORES
Aldo Brandão
Claudia Alves Santana
Cristiane Custódio
Tatiane Vieira
Vanessa Franco
São Paulo
2011
1. INTRODUÇÃO
1.1 Justificativa
As obrigações são as fontes de recursos e reivindicações de terceiros contra os ativos da empresa, estão classificados no Balanço Patrimonial nos grupos do Passivo Circulante ou Passivo Exigível a longo prazo.Sendo que a obrigação, estudada neste artigo trata-se do passivo circulante onde são registrados as dividas que irão vencer no exercício social seguinte ou em até um ano, são as transações ainda não pagas, referentes a bens que passaram a ser propriedade da empresa, serviços recebidos e as despesas incorridas, que devem ser registradas no passivo e que são analisadas pelos auditores internos ou externos segundo ALMEIDA(2003).
O objetivo deste trabalho é apresentar uma analise sobre a auditoria sobre as contas de fornecedores de algumas empresas de diversos ramos de atividades. Para alcançarmos esse objetivo admite-se a importância da auditoria analisando seu desempenho na forma de conduzir o trabalho e suas sugestões para a melhoria do trabalho para o melhor desenvolvimento dos produtos em series.
Propõe – se que as Auditorias nos fornecedores sejam baseadas na sua análise quanto ao risco que os mesmos podem representar ao desenvolvimento e a importância e impacto no produto final durante a fase de desenvolvimento do produto seja uma importante ferramenta para a gestão de fornecedores. (MUNIZ, MUNIZ, MARTINS, LEÃO, 2006).
1.2 Problema de Pesquisa
Temos como problemas de pesquisa a forma que é analisada a conta de fornecedores pelos auditores internos e externos dentro de uma empresa e o que isso traz de beneficio as empresas
Qual a importância da auditoria nas contas dos fornecedores?
Variável independente: importância