Auditoria Interna
AUDITORIA INTERNA
SERRA - ES
NOVEMBRO DE 2013
AUDITORIA INTERNA
Fichamento apresentado à Professora -- da disciplina de Metodologia de Pesquisa da turma 2CCOA, do curso Ciências Contábeis.
Faculdade Multivix - Serra
Serra – 11 de Novembro de 2013
Fichamento
Referência bibliográfica:
Ferreira, Ricardo J. (Ricardo José), 1961- Auditoria
/ Ricardo J. Ferreira – Rio de Janeiro: Ed. Ferreira, 2005, p. 345-350.
Assunto:
Auditoria Interna.
A auditoria interna é o conjunto de atividades que visa analisar os controles internos existentes nas organizações e a eficiência dos mesmos. Tem sido altamente vantajosa para as organizações, evitando retrabalhos e reduzindo custos de controle.
“O sistema contábil e de controles internos compreende o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela entidade na proteção de seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade de seus registros e demonstrações contábeis e na promoção da sua eficácia operacional (eficácia na gestão do patrimônio).” (p.345).
“A diferença entre os diversos tipos de auditoria está na finalidade. Na auditoria das demonstrações contábeis, executada pelo auditor independente, o objetivo é a elaboração de um parecer sobre as demonstrações contábeis. Na auditoria interna, o objetivo é a elaboração de um relatório por meio do qual o auditor interno comunique a administração os trabalhos realizados, as conclusões obtidas e as recomendações e providências a serem tomadas em relação ao sistema contábeis e de controles internos.” (p.346).
“A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.” (p.346).
“Os papéis de trabalho constituem documentos e registros