Auditoria Interna
PROGRAMA DE AUDITORIA PARA AREA DE COMPRAS
OBJECTIVOS DE CONTROLO INTERNO PARA AREA DE COMPRAS
As mercadorias, bens de imobilizado e serviços devem ser pedidos de acordo com as condiçoes estabelecidas pela Direcçao e aos fornecedores e outros credores que tenham sido seleccionados previamente. Os pagamentos dos bens e serviços recebidos devem ser autorizados de acordo com os criterios pela Direcçao.
As aquisiçoes e os valores a pagar devem classificar – se e periodificar – se correctamente pelas importancias adequadas.
Periodicamente devem verificar – se e avaliar – se os saldos registados em compras e contas a pagar.
O acesso aos bens e aos documento de pagamento, assim como aos registos de compra, recepçao e pagamentos, bem como aos locais de armazenagem e onde saom processadas as transacçoes, so deve ser permitido com os criterios de Direcçao.
So se devem aceitar mercadorias, bens de imobilizado e serviços, cujo pedidos tenham sido aprovados de acordo com os criterios de Direcçao. As entradas nos armazens ou os serviços recebidos, devem ser documentos, registados e contabilizados com exactidao e no periodo corresponde e nas respectivas contas a pagar.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Seleccionar uma amostra relativa a varios pedidos de compra, que seja representativa do total de compras da empresa.
Rever e analisar os procedimentos estabelecidos para avaliar a capacidade economico – financeira dos fornecedores a incluir na relaçao autorizada.
Averiguar quais as praticas seguidas para consulta aos fornecedores, analisando se a consulta foi efectuada antes do pedido e se tem um periodo de validade.
Cruzar a informaçao da factura com guia de recepçao, guia de encomenda e requisiçao interna e se for possivel cruzar a factura com todos os pagamentos (recibos) efectuados ao fornecedor em questao.
Fazer a circularizaçao de cartas aos fornecedores.
Comprovar quais sao os criterios utilizados para determinar a razoabilidade