Auditoria interna na banca comercial angolana
O presente estudo, ficará restrito aos bancos comerciais, que de um tempo para cá fazem cada vez mais parte das nossas vidas, por intermédio dos variados produtos e serviços por estes oferecidos.
No nosso país, nos últimos tempos, verificou-se uma crescente aparição destas instituições. Quer seja empresas ou particulares, tem procurado cada vez mais estes serviços, por formas a minimizar determinados riscos como por exemplo no que toca a pagamentos à terceiros e melhoria do nível de vida ou expansão de negócios por intermédio do crédito bancário.
Problema científico:
Até que ponto a banca comercial segue as normas de auditoria interna de forma garantir um sistema mais sólido?
Tendo como objecto de estudo a auditoria interna, verificaremos que seguindo todos os pressupostos que o procedimento de controlo interno impõe, teremos um sistema bancário mais sólido.
Objectivo Geral:
O Objectivo Geral da pesquisa é o de verificar a importância de uma auditoria interna na Banca comercial Angolana, de forma a garantir um sistema mais sólido.
Objectivos específicos:
Como Objectivo específico teremos o seguinte:
• Apresentar um marco referencial teórico sobre Auditoria;
• Relatar os processos de organização;
• Conhecer o sistema de controlo interno implementado ou utilizado pela;
• Demonstrar a importância da auditoria nos bancos comerciais, em particular no Banco BFA, Angola.
Justificativa do tema: A importância deste projecto é dada pela actualidade do tema, verificando o aumento considerável destas instituições e naturalmente a procura dos seus serviços. E também por curiosidade em melhor entender o funcionamento dos bancos comerciais.
Público-alvo:
Pretende-se alcançar com este estudo os bancos comerciais, auditores internos, estudantes, e o público em geral que se identificar com o estudo em causa.
Delimitação do tema:
Delimitou-se o trabalho inicialmente a pesquisa bibliográfica, uma vez que, é o ponto de partida de toda pesquisa.