AUDITORIA HOSPITALAR
FACULDADE CATÓLICA
RAINHA DA PAZ
ACADÊMICOS : GILMAR GARCIA
JEFFERSON BABILONIA
JOELMIR FERREIRA
INTRODUÇÃO
A atividade de auditoria hospitalar tem se destacado
como instrumento de gestão e fiscalização mais adequado às necessidades de gerenciamento das informações no ambiente hospitalar, sendo considerada como uma área da empresa que fornece ao processo decisório o recurso da informação tempestivamente, a veracidade para levar todos a ação e precisão para orientar com foco em um mercado altamente competitivo.
AUDITORIA HOSPITALAR
O que é? A auditoria é uma analise sistemática e
independente, que analisa e compara se os procedimentos prestados aos pacientes estão em conformidade com o que é previsto em contrato.
Objetivo? avaliar a execução de programas e convênios assim como a destinação correta dos recursos disponíveis, evitando desvios.
O que proporciona? proporciona a identificação de erros operacionais, estruturais e de gestão de pessoas, possibilitando a correção dos erros para que seja garantida a qualidade. Os pontos críticos são identificados e podem ser melhorados através de estratégias de curto ou longo prazo.
Atualmente 0 setor vem crescendo a cada dia e
tem sido muito valorizado nos mercado. Em algumas instituições ele é somente visto como um indicador de controle voltado para a redução de custos, principalmente nas operadoras de plano de saúde, onde os auditores geram as famosas “Glosas” onde os procedimentos fora dos pacotes previamente acordados são glosados.
Definição de Glosas: Glosas são as correções que o auditor faz das inconformidades encontradas nas contas médicas hospitalares, baseado nas tabelas e contratos previamente firmados entre o
Prestador e o Pagador dos Serviços de Saúde.
TIPOS DE REALIZAÇAO DE
AUDITORIA INTERNA
Auditoria Médica Preventiva
Auditoria Médica Operacional
Auditoria Médica Analítica
DADOS EVIDENCIADOS PELA AUDITORIA
A auditoria gera economia para as fontes