AUDITORIA EM POLITICAS DE PREVENCAO
”A auditoria é o exame de demonstrações e registros administrativos. O auditor observa a exatidão, integridade e autenticidade de tais demonstrações, registros e documentos". (HOLMES, Arthur W., Auditing, principIes and procedures - 4a edição, Homewood, R.D.Irwin, Inc.: 1956)
Entende-se por planejamento a metodologia para preparação de um serviço, que irá contemplar os objetivos a serem alcançados, roteiro de trabalho, métodos de avaliação, tempo e pessoal necessário para realização da tarefa. Para que o processo de auditoria seja bem sucedido deve haver um planejamento onde o auditor irá pré-definir os principais procedimentos que serão aplicados no momento da realização , pois é de muita relevância que sejam definidos os prazos para a execução, locais que serão auditados, estabelecer metas que desejam ser alcançadas, a forma de trabalhar as informações colhidas e baseando –se nessas informações criar o seu plano de ação para melhoria do processo na organização auditada.
A fase mais importante do trabalho de auditoria é o seu plano inicial, onde serão atualizados os conhecimentos sobre o cliente e suas particularidades. Nessa primeira fase de trabalho devem ser destacados alguns pontos importantes:
1. Carta de encargo: É o contrato por escrito onde ficarão ajustadas as cláusulas necessárias para realização do trabalho, assim como os objetivos definidos para execução da auditoria.
Nesse contrato devem conter os seguintes itens;
a) Objetivo da auditoria;
b) Número de horas estimado da realização;
c) Período estimado;
d) Possíveis limitações para execução;
e) Responsabilidade do cliente quanto a veracidade das informações fornecidas;
f) Data estimada da