auditoria ambiental
A auditoria ambiental é um procedimento sistemático e documentado pelo qual a organização irá analisar e avaliar sua adequação a critérios ambientas preestabelecido. A auditoria segue requisitos legais e requisitos definidos por clientes ou pela própria empresa, ou seja procedimentos para a auditoria ambiental. Faz-se necessário uma reunião para explicar a todos o que é o sistema de gestão e a função de cada um dentro dele. Recomenda-se também formar um corpo de auditores internos com um membro de cada setor/ gerência, pois estes conhecem mais a fundo seus respectivos setores, e geralmente melhora o relacionamento entre os auditores e os auditados, a auditoria tem como objetivo: Procurar sempre as conformidades , que por eliminação chegará nas inconformidades do SGA; avaliar a capacidade do processo e determinar se foram atendidos os requisitos de uma auditoria ambiental, como preconiza a NBR ISO 14010.
Diretrizes para auditoria procedimentos Auditor-Lider Deve fazer uma reunião “pré-auditoria” e formar uma equipe de auditores; elaborar o plano de auditoria, na reunião de abertura com os diretores e gerentes da empresa deve constar o dia que se iniciará e terminará a auditoria. Os objetivos da auditoria devem estar em conformidade com a política da empresa e suas metas, o auditor nunca deve utilizar o PC da empresa em auditoria de terceiros; nunca deve entrar no setor de terceiros sem a presença de um funcionário representante da direção, uma vez detectada uma não conformidade, deve anotar a hora e registrar com a ciência do representante. O escopo da auditoria descreve a extensão do processo de auditoria e deve ser facilmente compreensível e definido pelo auditor-lider em harmonia com o cliente.
Na delimitação do escopo deve-se considerar a localização geográfica, os limites organizacionais, objetivos e o período. O auditor-lider e o diretor da empresa devem confeccionar a carta