Auditor e a etica profissional
ACADEMICA: ANTONIA MARCIA NUNES DA CONCEICÃO
TRUMA : CTP06/07 SEM
CURSO: CIÊNCIAS CONTABIL
AUDITOR E A ÉTICA PROFISSIONAL
A ética profissional é de grande valia em todas as profissões, notadamente na de auditor, que tem em suas mãos grande responsabilidade, pois mediante seu serviço é possível conhecer todas as irregularidades, erros, falhas dentro do grupo de empresas, conhecendo o responsável hierárquico e executores das rotinas, que originam estas informações.
Um bom auditor sempre se comporta dentro de um código de ética dos mais rígidos, pois somente assim conseguira os resultados que dele se esperam e que exige a administração da empresa á qual presta sua colaboração.
A primeira exigência do código de ética do auditor diz respeito á subordinação hierárquica dentro da empresa, ou dentro do grupo.
Outra exigência refere-se ao modo de trabalho. O auditor pede e não exige a colaboração da área auditada sob-revisão, embora tenha o poder de fazer cumprir suas exigências, que na realidade não são suas, mas da empresa, para que seus objetivos sejam alcançados. As eventuais “exigências” necessárias devem sempre ser formuladas respeitando-se o trabalho alheio, obedecendo a critério (fechamento de livros, relatórios mensais á matriz etc.), embora nem sempre isto seja possível, pois ao auditor interessa muito aplicação da lei, normas das instituições competentes.
A terceira exigência diz respeito ao envolvimento em política interna ou de qualquer nível, trafico de influencia, que reduz sensivelmente a desempenho e o desempenho de rotinas e controles da empresa e setores envolvidos. Em todas as organizações existem, infelizmente, grupelhos, grandes grupos,lobby,que visam a seu próprio crescimento ou influencia na empresa.É sensato que o auditor possa ouvir e sentir tais grupos, não participando nunca de tal política ,direta ou indiretamente,assegurando assim a função de independência.
A