Ética do Auditor Fiscal
ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
A ÉTICA DO AUDITOR FISCAL
MARÍLIA MILÉO FIGUEIRÓ CAMBRAIA
MACAPÁ-AP, 31 DE JULHO DE 2011
A ÉTICA DO AUDITOR FISCAL
MACAPÁ - AP 2011
TEMA: A ética do auditor fiscal.
DELIMITAÇÃO: O projeto tem como enfoque a abordagem da importância da ética do profissional na função de auditor fiscal.
PROBLEMATICA: Qual o impacto da falta de ética do auditor no exercício de suas funções?
HIPÓTESES:
O exercício da auditoria caracteriza-se como função do interesse público e, como tal, sujeito a princípios de ética profissional que o auditor tem o dever de observar, cumprir e fazer cumprir fielmente, nas suas relações com o público em geral, os órgãos e as autoridades governamentais, as entidades de classe, a clientela e seus colegas de profissão;
O código de ética profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir os profissionais, quando no exercício da função de Auditor.
JUSTIFICATIVA
O trabalho é importante para a sociedade, pois contribui no aperfeiçoamento da gestão, para isso sugere-se a utilização de mecanismos para aumentar a transparência, e o cumprimento da ética dentro do procedimento técnico de auditoria. É viável em termos de tempo e custo ao se realizar um diagnóstico preciso e sucinto dos acontecimentos gerais em relação ao comportamento antiético de profissionais da área.
Responsabilizar o técnico não significa diminuir a consciência do profissional, mas exigir uma aplicação mais eficiente do código de ética, o que envolve a busca do entendimento de tal modo que o profissional tenha uma atitude exemplar no exercício da ética para praticar determinada tarefa ou atividade dentro das suas atribuições. A discussão sobre o tema contribui diretamente para a