Atvidade de geografia
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PRINCIPAIS ATIVIDADES ECÔNOMICAS DA REGIÃO NORDESTE
A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia,Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Agricultura
A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, produzido principalmente por Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Também é importante destacar os plantios de soja (Bahia, Maranhão e Piauí), algodão(Bahia,Ceará,Paraíba), tabaco (Alagoas e Bahia), caju (Piauí, Paraíba e Ceará), além de uvas finas, manga,melão, acerola e outros frutos para consumo interno exportação (Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte). Destacam-se ainda os plantios de Cacau em Ilhéus Itabuna e de feijão em Irecê, no estado da Bahia.
Pecuária
Na região se cria principalmente gado. Os maiores rebanhos estão na Bahia (10.229.459 cabeças), seguido por Maranhão (5.592.007), Ceará (2.105.441), Pernambuco (1.861.570) e Piauí (1.560.552). No sertão os produtores têm muitas vezes prejuízos devido às constantes secas. Também existem criações de caprinos, que são mais resistentes, suínos, ovinos e aves. As feiras de gado são comuns nas cidades do agreste nordestino. Foram estas feiras que deram origem a cidades como Campina Grande, Feira de Santana e Caruaru.
Indústria
A indústria é mais forte e diversificada em regiões metropolitanas como a do Recife, a de Salvador e a de Fortaleza. Destaca-se a produção de aços especiais, produtos eletrônicos, equipamentos, para irrigação, barcos, navios, casco plataformas de petróleo automóveis baterias chips, softwares e produtos petroquímicos, além de produtos de marca com valor agregado, calçados de couro de lona e tecidos de todos os tipos.
O Pólo Petroquímico de Camaçari, no estado da Bahia, é o maior complexo industrial integrado do