Administração de materiais e logística
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Nome: Alan santos prado da silva
INTRODUÇÃO
A organização é o sistema de recursos que procura alcançar metas e para isso são necessárias algumas estruturas, componentes e condicionantes, que tornam os objetivos da organização mais claros e dessa forma da a entender a aonde a empresa quer chegar e quais os recursos a serem aplicados para melhor a organização.
Recursos são fatores da produção, e normalmente são bem vastos e importantes, entre muitos que existem, podemos assim dizer que são conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final.
ETAPA 1
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: A CONCEITUAÇÃO
A administração de Material corresponde, no seu todo, ao Planejamento, Organização, Direção e Controle de todas as tarefas necessárias à definição e qualidade, obtenção, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja ela de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, pública ou privada. A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
Tais atividades abrangem desde o circuito der e provisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento destes aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoque etc. Em outras palavras: "A Administração de Materiais visa a garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total". Destina-se adotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização no tempo oportuno, na quantidade necessária, na