ATv analogica vai acabar
Sim ! Segundo o decreto anunciado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo no dia 11 de Junho deste ano, a TV analógica já tem cronograma para desligamento, que acontecerá a partir de 2015 começando por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro até se expandir para todas as regiões, sendo finalizado em 2018. Antes estava previsto o encerramento integral para 2016, sendo assim adiantado o processo de desligamento em um ano.
A decisão acelera a liberação da faixa de 700 megahertz para o uso de 4G em grandes áreas urbanas – as operadoras aguardam a realização de leilão de licenças ainda em 2014. A ideia é que o novo cronograma resolva o problema de sinal congestionado nas cidades mais populosas em curto prazo, enquanto áreas menos urbanas e rurais ganham fôlego para se preparar – muitas ainda têm estrutura de telecomunicações precária.
Segundo Bernardo, a medida também ajuda os fabricantes a se adequarem ao aumento da demanda por televisores e conversores. “Se fosse em uma só data o desligamento analógico, isso daria uma demanda de 30 a 35 milhões de aparelhos em um semestre”, disse o ministro. “A nossa média de vendas é de 15 milhões por ano. Poderia faltar equipamento e aumentar preço. A flexibilização do prazo facilita que a indústria se prepare.”
O governo ainda garantiu que vai viabilizar a migração de emissoras AM para a faixa FM e trabalhará para a regularização de rádios e retransmissoras, descomplicando o processo de liberação de licenças. As medidas e a nova regulamentação aguardam decreto presidencial.
Mais por que isso vai acontecer ?
A TV digital estreou no Brasil em Dezembro de 2007, em São Paulo. Cada emissora recebeu mais um canal, e passou a transmitir, simultaneamente, seus programas em um canal digital e outro analógico. O espectro radioelétrico, dos quais os canais de televisão fazem parte, é um bem escasso. O decreto com as regras para a digitalização da TV no Brasil, publicado em 2006, definiu um período de