ATV. 6
R: Embriaguez Patológica
Avaliando-se os riscos psicopatológicos do consumo das drogas, podemos identificar a ocorrência de quadros alucinógenos de curta duração e os sintomas desaparecem na medida em que a droga desaparece do sistema nervoso. Há um rebaixamento do nível de consciência, confusão mental e alucinações visuais; manifesta-se o medo e um estado de perplexidade. As drogas que induzem a este estado com maior intensidade são as drogas alucinógenas e as anfetaminas. Este processo é conhecido como :
R: Psicose Tóxica
Quando o indivíduo sofre a ocorrência de um rebaixamento da consciência, com confusão mental e desorientação têmporo-espacial; identificam-se também intensas reações físicas, como a sudorese, a febre, os tremores, as ilusões e as alucinações visuais e táteis, especialmente as zoopsias, que é quando o indivíduo relata enxergar insetos e pequenos animais caminhando no seu corpo. Estas idéias correspondem ao conceito de:
R : Delirium Tremens
Na clínica psiquiátrica podem ocorrer quadros psicóticos com manifestação aguda e remissão rápida dos sintomas, após a ocorrência de traumas psíquicos de maior ou menor gravidade, o que revela que a pessoa possui uma estrutura mental frágil; porém, apesar disso, ainda com a possibilidade de manter uma vida relativamente normal. Esta descrição corresponde ao conceito de:
R : Borderline